5 factos sobre a Delta Cafés

Panorâmica. Com 55 anos, a Delta Cafés começou por ser uma empresa familiar que atingiu dimensão global ao expandir-se para mais de 30 países. Hoje exporta 30% da sua faturação

 

Foi criada em 1961, fruto da visão de Rui Nabeiro que descortinou o sucesso que o negócio do café podia ter em Portugal e Espanha. Volvido mais de meio século, a Delta Cafés tornou-se líder do mercado português de café, tem uma rede de empresas e distribuidores nos cinco continentes do globo e realiza 30% do seu volume de negócios em exportações.

Com sede em Campo Maior, mesmo junto à fronteira com Espanha, a Delta Cafés anda há 55 anos a torrar e a vender café na Península Ibérica. E daí partiu para o resto do mundo. Hoje a empresa da família Nabeiro está presente em dezenas de países (ver caixa ao lado), fornece clientes nos cinco continentes e em 2016 atingiu um volume de negócios da ordem dos 330 milhões de euros.

A aventura da Delta Cafés começou num pequeno armazém com 50 metros quadrados onde as duas bolas de torra existentes tinham apenas 30 kg de capacidade. Mas a aposta no mercado externo, sobretudo no espanhol, foi uma estratégia seguida logo desde o início, o que exigia mais e melhor: agora, a Delta compra, torra e vende muitas toneladas de café por dia.

Apostando sempre na inovação e qualidade, a Delta Cafés consolidou-se ao longo da década de 1970 e reestruturou-se nos anos 1980, separando a vertente comercial da industrial. A par da expansão geográfica, ao longo dos anos a Delta Cafés foi obrigada a diversificar os seus serviços, o que levou à constituição de 25 empresas no seio do Grupo Nabeiro nos setores da indústria, serviços, comércio, agricultura, imobiliário, hotelaria e distribuição.

Na área do café, a diversificação deu origem a produtos inovadores e atuais, de que são exemplos as máquinas de café próprias delta Cafés e as cápsulas Delta Q, lançadas em 2007.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1.  Cerca de 330 milhões faturados em 2015

A vender e a torrar café há 55 anos, a  Delta Cafés atingiu em 2015 um volume de negócios de cerca de 330 milhões de euros. Com uma forte estratégia de internacionalização, 30% da sua faturação resulta das exportações, que no ano passado totalizaram cerca de 99 milhões de euros. Pelas contas da empresa, a Delta Cafés é líder de mercado em vários países, nomeadamente em Portugal, onde segue na frente desde 1994, e onde foi eleita o ano passado como marca de confiança pelo 13º ano consecutivo. Em Angola, a quota da Delta Cafés, que abrange o mercado grossista, de retalho e horeca, atinge os 60% a 70%.

 

Capture2.  Está em 35 países e nos 5 continentes

Com sede na vila alentejana de Campo Maior, a Delta Cafés iniciou a expansão geográfica por Espanha e está hoje presente em 35 países. Tem operações diretas apenas em seis destes países (ver mapa ao lado), mas a sua rede de distribuição chega a todos os continentes. Na Península Ibérica, onde tem presença mais forte, a Delta Cafés tem 24 departamentos comerciais em Portugal e 18 em Espanha, onde conta abrir mais.

 

chavena_picada3.  Dez milhões de bicas por dia

Todos os dias são consumidas 9 658 120 bicas Delta Cafés em Portugal, país onde o consumo médio anual per capita é de 4,4 kg de café. Uma preferência que, de acordo com os dados divulgados pela empresa, ajuda a manter a marca portuguesa na liderança do seu mercado há mais de 20 anos. Ao todo, na Península Ibérica, a Delta Cafés contabiliza 47 mil clientes diretos.

 

delta_0864.  Café vindo dos cinco continentes

A Delta Cafés compra anualmente 27 mil toneladas de café, o que implica a importação de mais de 450 mil sacas de café verde por ano. Os lotes são selecionados de mais de 60 origens, provenientes de produções em África, na América e na Ásia. Ao todo, a marca vende por ano mais de 22 600 toneladas de café torrado.

 

20150710_GONCALO VILLAVERDE_0065.  Fornecimento em veículos próprios

Além da produção de café, a Delta Cafés assegura também a logística do transporte dos seus produtos e o fornecimento de milhares de clientes. Para isso conta com frotas de veículos, que, na Península Ibérica, somam mais de 30 pesados e cerca de 900 ligeiros. A empresa garante ainda a assistência técnica das máquinas Delta Cafés, o que implica uma equipa de mais de 230 técnicos especializados.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Delta Cafés