Cinco factos sobre a Eulen

Panorama. Presta serviços às empresas, que vão da segurança à limpeza e paisagismo, em mais de 30 países. O mercado ibérico representa 77% das sua vendas e a Eulen quer mudar isso

 

Já estava em 14 países e uma recente parceria com o grupo alemão Dussman deu-lhe presença noutros tantos. Criada há 54 anos, em Bilbau, a Eulen é uma empresa especializada na prestação de serviços gerais às empresas, que é hoje líder de mercado em Espanha e cujas vendas globais superaram os 1400 milhões de euros no ano passado. Em Portugal, a Eulen entrou em 1997, os seus serviços cobrem já todo o território nacional e promete continuar a crescer.

Foi no dia 2 de janeiro de 1962 que o basco José Álvarez teve a ideia de lançar um negócio que retirasse às administrações das empresas o peso de se preocuparem com as limpezas. Na altura, a empresa que viria a transformar-se no Grupo Eulen, 20 anos mais tarde, tinha apenas dois colaboradores e foi pioneira na chamada terciarização de serviços.

Oito anos depois da sua fundação, já a Eulen tinha delegações nas cidades mais importantes de Espanha e contava com empresas prestigiadas na sua carteira de clientes. Depois, veio a diversificação, em 1974, com a prestação de serviços de segurança, e nos anos 1980 surgem as atividades de manutenção de instalações, meio ambiente, controlo energético, entre outras. São 25 empresas que dão origem ao Grupo Eulen, que adota o mocho (eulen em alemão) como símbolo e muda a sede para Madrid.

A expansão internacional surge em 1997, com a entrada em Portugal e em mais nove países da América Latina (ver caixa ao lado). O século XXI trouxe a “chegada” à Ásia.

Hoje, a Eulen está presente em 14 países e a necessidade de dar nova dimensão aos seviços prestados aos  clientes multinacionais levou à  procura de uma solução de expansão mais rápida. Uma parceria com o grupo alemão Dussmann, firmada em 2015, permite agora à Eulen satisfazer clientes em 32 países.

 

Edificio Eulen 31.  Chegar a 2250 milhões de vendas em 5 anos

Líder do seu segmento de mercado em Espanha, o Grupo Eulen está presente em 14 países – além de Portugal e Espanha, está nos Emirados Árabes Unidos, EUA, Colômbia, Costa Rica, Chile, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Qatar e Omã. Apesar disso, o mercado ibérico ainda representa 77% do total da faturação da empresa, que em 2015 ultrapassou os 1400 milhões de euros. O crescimento externo é, por isso, uma meta a atingir (daí a parceria com a Dussmann) para a Eulen, cuja presidente já anunciou que quer que as vendas totais do grupo cresçam quase 50% até 2021, chegando aos 2250 milhões de euros.

 

IMG_21772.  Mais de 80 mil colaboradores

Empresa verdadeiramente global, para prestar o leque de mais de 50 serviços que oferece a empresas espalhadas por três continentes, a Eulen tem mais de 86 mil colaboradores, 2300 dos quais em Portugal. Apostando na formação e atualização tecnológica, os seus trabalhadores são especializados e operam os mais avançados equipamentos e tecnologias, garante a empresa.

 

112. Centro de control 7 (con personal)3.  Em 14 países, conta sete mil clientes

Sob o lema “Um serviço para cada necessidade”, a Eulen permite que mais de 7000 clientes em todo o mundo se foquem no seu negócio apenas. E a sua carteira de clientes é bem diversificada e dos mais variados setores: indústria, comércio (centros comerciais e grande distribuição, por exemplo), saúde (hospitais e laboratórios) e até em locais tão especializados como os portos marítimos.

 

VALENCIA - ELCHE 1094.  Dois segmentos lideram as vendas

Em Portugal, tal como em Espanha, a prestação de serviços de limpeza – que vão dos mais comuns aos mais técnicos, como os de proteção radiológica, por exemplo – e de segurança têm o maior peso na atividade da Eulen. Em Espanha estes dois segmentos representam 23% das vendas da empresa e, em Portugal, 77%.

 

IMG_05905.  Portfólio variado de serviços às empresas

A Eulen oferece aos seus clientes uma gama variada de outros serviços, que não limpeza e segurança, para que aqueles se possam concentrar no seu negócio. Serviços auxiliares (de logística, telemarketing, apoio ao cliente, etc.), sociossanitários (ajuda ao domicílio ou teleassistência, por exemplo), manutenção de instalações e equipamentos e, até, trabalho temporário, através da sua Flexiplan.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Eulen