Cinco factos sobre a Endutex

Panorâmica. Criada há 46 anos no Norte de Portugal, a Endutex é hoje uma empresa global e uma das maiores produtoras mundiais de têxteis técnicos, que exporta 80% da sua produção

 

Começou há quase meio século como uma empresa familiar de impermeabilização de tecidos mas está hoje presente em mais de 50 mercados, é uma referência mundial na produção de têxteis técnicos revestidos e uma das poucas fornecedoras de impressões digitais de muito grande formato.

Fundada em 1970, em Caldas de Vizela, a Endutex começou por impermeabilizar tecidos fornecidos pelos seus clientes. No seu processo evolutivo, seguiu-se a verticalização da sua produção, em 1987, com a aquisição de uma unidade de tecelagem e fiação para melhor controlar a cadeia produtiva.

A aposta na internacionalização surgiu um ano depois: primeiro para Espanha, em 1988, e dez anos mais tarde para o Brasil. Hoje, a Endutex tem também filiais na Polónia, República Checa, Hungria, Alemanha e EUA. Neste último país, a empresa optou por firmar uma parceria, mas o interesse do mercado americano levou ao reconsiderar desta estratégia: a parceria foi interrompida e a Endutex prepara-se para se lançar nos EUA a solo já no final deste ano ou no início de 2017.

Reconhecida como uma das maiores produtoras mundiais de têxteis técnicos – toldos e encerados, vestuário de proteção, arquitetura têxtil (como a exemplificada na foto), etc. – e líder de mercado no campo das impressões digitais, são estes dois segmentos que constituem a principal área de negócio da Endutex. A faturação da Endutex Revestimentos, no valor de 73 milhões de euros, representa 86% do volume de negócios global do grupo, que ronda os 85 milhões.

Fortemente internacionalizada – o peso do mercado português no total das operações do grupo é de apenas 22% -, a Endutex exporta 80% da sua produção e está já a diversificar-se para outras áreas de negócio (ver texto abaixo).

 

jnpt090206ame visita de jorge sampaio ao distrito de viseu populares juntaram-se na junta de freguesia de canas de senhorim para ouvir o discurso de jorge sampaio bandeira da espanha adelino meireles

1.  A crescer em Espanha há quase 30 anos

Presente em Espanha há quase três décadas, a Endutex é hoje líder do seu segmento de mercado – impressão digital e produtos relacionados – no país vizinho. Operando a partir de Barcelona e Madrid, com mais de 700 empresas clientes e um total de 42 colaboradores, registou em 2015 um volume de negócios de cerca de 12,9 milhões de euros, ou seja, um valor cerca de 26% superior ao de 2014. Para a Endutex Revestimentos, o mercado espanhol tem um peso de 16% na sua faturação e as exportações para este país cresceram mais de 10% em 2015, atingindo os 5,4 milhões de euros.

 

Imagem-Imagem-Endutex_Mundo2.  Empresa global: 2 fábricas e 7 filiais

Fornecendo mais de 2000 clientes em mais de 50 países e com cerca de 600 colaboradores, a Endutex conta com duas unidades fabris – em Portugal e no Brasil – e sete filiais, espalhadas por três continentes. Com um volume de negócios total consolidado de 85 milhões de euros, a atividade do grupo Endutex está distribuída pelos setores industrial (têxteis técnicos e tinturaria), hoteleiro, da energia e imobiliário.

 

1b3.  Impressões digitais tamanho gigante

A Endutex é das poucas empresas em todo o mundo capaz de fornecer impressões digitais em formato gigante, que podem ir até aos 5 m de comprimento. Este segmento repre-senta 42% do volume de negócios da Endutex Revestimentos, ficando um pouco acima dos 30 milhões de euros. Os restantes 42,5 milhões resultam da faturação dos outros segmentos, que incluem os têxteis técnicos.

 

Endutex, empresa de texteis tecnicos em Vilarinho, Santo Tirso. FOTO RUI DUARTE SILVA

4.  Aposta na inovação gera artigos diferenciados

Todos os anos a Endutex investe cerca de 1% da sua faturação em inovação e desenvolvimento, o que, nos últimos sete anos, somou dois milhões de euros. O resultado mais recente são os artigos recicláveis (não-PVC) e uma vasta gama de produtos inovadores, como as telas de 5 m para impressão digital.

 

MoovHotel5.  Hotelaria low-cost, energia e imóveis

Nos últimos anos a Endutex optou por diversificar as suas áreas de negócio, investindo na cogeração de energia, no imobiliário e na hotelaria. Após uma curta experiência com o franchising dos B&B Hotels, a Endutex lançou a cadeia de hotéis low-cost Moov, que contam três unidades, num total de 334 quartos, estando outros três em construção. Em 2015, esta atividade rendeu à Endutex 2,9 milhões de euros.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Endutex